Destina - Consultoria Automotiva

Destinação de Pneus



A definição de pneu inservível é:

"...aquele que não mais presta a processo de reforma que permite condição de rodagem adicional...” .

Os pneus que se enquadram nesta descrição devem ser, obrigatoriamente, reciclados, como descreve a política Nacional de Meio Ambiente, em seu artigo 94, Subseção X - dos Pneumáticos, bem como Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA, no artigo 2 da resolução 258/99.

 

Pneus Inservíveis - Planejamento e tratamento de acordo com normas nacionais e internacionais

Conforme a resolução, fabricantes e importadoras de pneus e veículos devem coletar e a dar um destino ambientalmente responsável a 5 pneus inservíveis a cada 4 novos pneus fabricados e reciclar 4 inservíveis a cada 3 recauchutados que forem importados.

Certificado de Destinação de pneus para obter a LCVM: A empresa fabricante ou importadora de pneus deve possuir um certificado comprovando sua responsabilidade ambiental quanto ao destino final dos pneus.

 

Relatório de Atividades

Relatório anual para o IBAMA, obrigatório para todas as pessoas jurídicas que exercem atividades potencialmente poluidoras, conforme a tabela (Tabela de Atividades), que deve ser preenchido e entregue entre janeiro e março a cada ano.

Os relatórios referentes aos anos anteriores (a partir de 2000) também deverão ser entregues. Em caso de empresa começada este ano,  ele deverá ser preenchido a partir do ano que vem. Saiba mais no site do Ibama.

 

Destinação - Destinação de pneus inservíveis e resíduos de borracha para ISO 14000

A sigla ISO significa International Organization for Standartization, a entidade que define padrões de qualidade no mundo todo. O ISO 14000 é a certificação que comprova o atendimento às diretrizes de gestão ambiental e estabelece diretrizes em  gestão ambiental dentro de empresas. Seus objetivos são:

- Promover a criação, manutenção e melhoria do sistema de gestão ambiental em empresas;

- Confirmar a conformidade da empresa em relação às determinações das entidades responsáveis e sua própria política ambiental;

- Demonstrar isso perante a sociedade;

- Permitir que a empresa receba uma certificação de um órgão certificador.


Destina - Consultoria Automotiva
R. Martiniano de Carvalho 270/274
São Paulo , SP , Brasil
55 11 3171-3248
.